ALUCINAÇÃO CONTROLADA:
PERCEPÇÕES DA REALIDADE
Em Alucinação Controlada: Percepções da Realidade, Rico W. apresenta uma série de pinturas abstratas, o registro de uma vídeo-instalação e duas vídeo-artes, que propõe uma reflexão sobre ideias pré-concebidas da realidade.
Sua obra resulta de uma investigação sobre a complexidade da consciência humana, sob as perspectivas da neurociência e da espiritualidade. Seu interesse nasce da ideia de que o mundo que vivenciamos surge tanto, às vezes até mais, de dentro para fora quanto de fora para dentro.
Nota do Artista
Com meus trabalhos artísticos busco propor ao espectador uma reflexão sobre a ideia que todos nós temos da realidade e que costumamos tomar como certa, sem nos questionarmos, afinal de contas é nessa versão de mundo que decidimos, de forma consciente ou inconsciente, acreditar e viver nossas vidas. Mas seria a percepção da realidade uma mera constatação de como as coisas realmente são, ou uma construção produzida pela mente? Esse movimento de querer olhar a realidade e a vida sob uma nova perspectiva é o que move minha poética. Com influências modernas e contemporâneas como Hilma af Klint, Wassily Kandinsky e Alex Grey, o trabalho reflete o prazer que sinto pelas cores fortes e contrastantes, pelo processo de criação pictórico, em especial a materialidade da tinta e a liberdade da forma.
A inspiração tem origem em estudos recentes no campo da neurociência, os quais indicam que nossas experiências conscientes são como uma série de previsões que estamos incessante e subconscientemente ajustando, um mundo que construímos de dentro para fora, em vez de fora para dentro. Além disso, as pinturas e os vídeos criados também compreendem uma camada de significado espiritual, numa concepção de espiritualidade associada à ideia de que absolutamente tudo está conectado. Acredito em um poder superior que une todos os seres e todas as coisas desde o começo do universo. A espiritualidade molda minha visão de mundo, que molda minha percepção da realidade, que por sua vez molda minha criatividade, estendendo-se às obras.
Rico W. é natural da cidade de Blumenau, Santa Catarina. Formado no curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, trabalha especialmente com pintura, explorando suportes históricos como a tela, assim como as novas tecnologias, através de vídeo-artes e vídeo-instalações, investigando cores e formas em diferentes espaços e meios. Exposições individuais: Águas e Cores, Hotel Fredy, Águas de Lindóia, São Paulo [2016]. Exposições coletivas: 21º Salão de Artes de Mogi Guaçu, Mogi Guaçu, São Paulo [2019]; 1º Salão de Belas Artes Clodomiro Amazonas, Taubaté, São Paulo [2019]; Pro[fusões] do Olhar, Fundação Síndrome de Down, Campinas, São Paulo [2018]; 81º Salão Ararense de Artes Plásticas Antônio Rodini, Araras, São Paulo [2018]; Pulsar! Um Olhar Diferente (exposição inclusiva para deficientes visuais), Pró-Visão, Campinas, São Paulo [2017]; 19º Salão de Artes de Mogi Guaçu, Mogi Guaçu, São Paulo [2017]. Premiações: 3º lugar Pintura Contemporânea, 19º Salão de Artes de Mogi Guaçu, Mogi Guaçu, São Paulo [2017].